No último sábado(03), foi dia de aventura! O Social Hiking, junto à Bambu Aventura realizaram a clássica travessia Lapinha x Tabuleiro, que leva o aventureiro de Lapinha da Serra – MG a Tabuleiro – MG caminhando pelas montanhas.
A travessia clássica, possui entre 26km e 29km dependendo do ponto de apoio a ser escolhido para caminhar. Nós optamos por dormir no abrigo do Chico Niquinho. Abrigo o qual possui camas e suporte para o aventureiro que deseja um pouco mais de conforto durante sua caminhada (não necessitando levar barraca, saco de dormir e isolante térmico).
Iniciando a travessia por volta das 8:00am em Lapinha da Serra, com o clássico briefing explicativo, após um delicioso café da manhã no Camping das Bromélias, formamos uma roda para explicações sobre a expedição e trajeto. Todos se apresentaram, fizeram alongamentos, regularam suas mochilas e iniciamos nossa caminhada.
Com 1h de caminhada, atingimos o primeiro ponto de parada, a Capelinha. Localizada a aproximadamente 4km de Lapinha, está situada no caminho dos tropeiros e possui um local onde os praticantes podem se sentar, se hidratar, descansar e continuar a subida da serra. Ao ultrapassar a serra, o platô se abriu e as caminhadas tornaram-se menos intensas, levando a expedição às pradarias e pastos que se localizam nos campos de altitude entre Lapinha da Serra e Tabuleiro.
Aos 9km de caminhada, chegamos ao rio Parauninha, onde uma pausa de 40min foi dada para que todos pudessem nadar e se alimentar para a segunda parte do primeiro dia de caminhada. Após o rio Parauninha, seguimos rumo à casa do Chico Niquinho, e durante as próximas 3h de caminhada, passamos por morros e estradas que cortam as serras de Lapinha, Tabuleiro e pequenos pedaços da Serra do Intendente.
A casa do Chico Niquinho é uma casa simples, com um luxo para o montanhista que deseja conforto. Possui camas de casal, solteiro e área de camping, podendo ser acessada de carro também, tornando assim nossa aventura mais segura.
Nossa travessia anual, é marcada por ser agendada sempre em época de chuva, para que os aventureiros possam ter um momento diferenciado durante as caminhadas. Caminhar na chuva pode se tornar perigoso quando você atravessa um rio ou córrego com volume de água alto. Seguindo esta linhagem, em nossas travessias não levamos os aventureiros à parte alta da Cachoeira de Tabuleiro nem à parte Baixa. Apenas passamos pelas pequenas drenagens que se enchem e deixam a aventura mais radical porém com segurança.
Foi servido jantar, café da Manhã, e fornecidas as acomodações e um belo banho na casa do Chico Niquinho.
Pela manhã, já era hora de sair. Diferente do dia anterior, no domingo a chuva pegou pesado e saímos da casa do Chico Niquinho debaixo de uma chuva torrencial. Passamos por caminhos alternativos e por uma pinguela que atravessa uma das principais drenagens da cachoeira de tabuleiro. Assim tomamos rumo à descida para o mirante e finalizamos nossa travessia com chave de ouro assistindo ao espetáculo da Cachoeira de Tabuleiro cheia devido às chuvas e todos os amigos presentes e gratos por mais uma pernada na montanha.
O Social Hiking e a Bambu Aventura agradecem aos aventureiros por mais uma vez caminhar junto aos amigos na montanha, pois amigos feitos na montanha, são amigos para a vida toda!
Gratidão aos amigos
Realização:
Social Hiking
Bambu Aventura
Apoio:
Liga Rapel
Navan Turismo
Camping das Bromélias