O que é o Certificado de Aprovação (C.A.) nos nossos equipamentos  de rapel ?

O que é o Certificado de Aprovação (C.A.) nos nossos equipamentos de rapel ?

08/08/2016 Off Por Gabriel Finelli

O C.A. Certificado de Aprovação, é uma documentação de extrema importância emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego que garante a qualidade e eficácia de um determinado tipo de equipamento no qual você irá utilizar para trabalhar.

Praticantes de rapel sempre utilizam equipamentos de proteção individual, também chamados de EPI. Os EPIs são utilizados em toda a área comercial que possuímos, conferindo assim a segurança necessária para o trabalhador efetuar seu serviço  com segurança.

A exigência de o equipamento possuir o CA é bem relativa para o praticante de rapel, que na maioria das vezes não opera comercialmente, sendo assim, caso o praticante de rapel opte por utilizar um equipamento homologado para a prática fora de nosso país, ele estará assumindo um risco próprio de uso deste equipamento. Vale lembrar que temos diversas marcas importadas com equipamentos de excelente qualidade que não possuem o CA, mas possuem outras certificações que garantem sua qualidade.

Hoje nós ensinamos aos praticantes  de rapel a escolher equipamentos que possuam no mínimo uma das seguintes certificações e que sejam fabricados para uso específico na área vertical:

  • Certificado de Aprovação: CA, Certificado emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego no Brasil.
  • Certificação Européia: CE. Certificação emitida para produtos que giram no Espaço Econômico Europeu.
  • UIAA: Certificação emitida pela União Internacional das Associações dos Alpinistas.
  • Laudo Técnico pra uso em Atividades Verticais.

Como encontrar a certificação do meu produto ?

No caso do CA:
Segundo o item 6.9.3, da norma regulamentadora NR6, todo equipamento de proteção individual deve apresentar em caracteres inapaáveis, o nome comercial da empresa que o fabrica, o lote de fabricação e o número do CA. Produtos importados devem conter o nome da empresa importadora, o lote de fabricação e o número do CA.

No caso de outras certificações:
Será variado, você deverá procurar informações diretamente com o fabricante.

E para concluir, não basta um equipamento possuir apenas uma certificação, ele deve ser projetado para a sua finalidade desejada. Busque sempre a informação com seu fabricante.