Croqui – Cachoeira de Santo Antônio – Morro Vermelho – MG

A Cachoeira de Santo Antônio fica a 50km de Belo Horizonte, em Morro Vermelho – MG. A estrada principal de acesso se dá por Raposos – MG e possui um longo trecho de quase 20km de estrada de terra. O local não possui infraestrutura turística e os veículos ficam a 800m da cachoeira. Deve-se tomar cuidado para não deixar objetos de valor no carro.

O ponto mais alto da cachoira possui 35m de altura, sendo que 6m o praticante faz rapel positivo (utilizando o apoio dos pés) e 29m no negativo (suspensão total na via, sem apoio dos pés). Como obrigação, o praticante deve utilizar colete salva vidas pois o poço da mesma possui aproximadamente 12m de profundidade e 20m de comprimento. Não recomendamos a prática de rapel neste local para quem não sabe nadar.

O praticante de rapel ainda tem como opção deixar a corda alguns metros acima da água para que quando chegar no final da corda cair alguns metros diretamente na água. Deve-se tomar cuidado ao efetuar este tipo de prática. Já houveram casos de costelas fraturadas na cachoeira com praticantes efetuando saltos.

Na lateral esquerda da Cachoeira de Santo Antônio, o Liga Rapel abriu uma nova opção de rapel para os praticantes de rapel em 2015. Adicionamos uma opção de rapel guiado no qual o praticante desce uma parte por dentro da queda d’água e outra parte por fora saindo pelo rapel guiado. Para utilizar esta opção você deve dominar a montagem e técnica de descida com rapel guiado, o risco de acidentes é alto ao praticar com imperícia.

Esta cachoeira não dá opção para que seja feito a segurança por baixo, não recomendamos a prática de rapel na mesma com iniciantes. A trilha para subida à cachoeira se dá pela lateral direita, onde você deverá achar uma trilha bem demarcada e seguir contornando as rochas e escalando raízes de árvores. Cuidado ao subir a trilha.

Propriedade particular sem necessidade de autorização.

Informações Técnicas:

• Nome: Cachoeira Santo Antônio.
  • Localização: Morro Vermelho – MG
  • Altura:35m em sua ancoragem da margem esquerda e 29m em sua ancoragem da margem direita.
  • Tamanho necessário de corda: 45m.
  • Nível: Fácil para praticantes de rapel. Difícil para novatos.
  • Natação: 20m com bastante movimentação empurrando (ajudando) você para fora d’água.
  • Tempo de descida: Em média 2min.
  • Trilha para chegar na cachoeira: 10min.
  • Trilha para chegar ao ponto de ancoragem partindo da parte de baixo: 15min.

Como chegar ?

• Pesquisar no Google Maps por “Cachoeira Santo Antônio – Raposos – MG”. A cachoeira possui registro on-line de sua localização.

Atenção: Jamais pratique técnicas verticais sem um profissional qualificado ao seu lado. Técnicas verticais podem se tornar um risco quando feitas de maneira incorreta, qualquer erro pode ser fatal.