Croqui para Rapel – Cachoeira da Naná – Morro do Pilar – MG

Croqui para Rapel – Cachoeira da Naná – Morro do Pilar – MG

29/08/2016 Off Por Gabriel Finelli

A Cachoeira da Naná fica localizada dentro de uma drenagem localizada na cidade Morro do Pilar, que fica a 151km de Belo Horizonte, alimentando com suas águas o Rio Preto, um dos principais rios da cidade, na qual alguns moradores vivem da pesca. Com uma queda d’água extremamente forte na época das chuvas, não recomendamos esta descida caso o clima não esteja propício para a prática. O Liga Rapel foi até o local para estudar a cachoeira e trazer mais um croqui para os praticantes.

A Cachoeira possui 90m de altura medidos a partir do solo até a cabeceira da mesma, com 15m de distância entre a cabeceira e o primeiro ponto de ancoragem. Pelo fato de possuir um poço raso na lateral esquerda (visualizando a cachoeira de frente) é possível efetuar

Cachoeira da Naná

o rapel sem a utilização de coletes salva-vidas.

Deve-se efetuar a segurança de todos os praticantes que forem efetuar o rapel se mantendo em pé em cima da pedra localizada à direita da queda d’água. Recomenda-se o uso de uma roupa de neoprene ou a utilização de uma capa de chuva, para que o praticante mantenha a temperatura corporal enquanto efetua a segurança.

A trilha para esta cachoeira se inicia na portaria do Sítio Santo Antônio, que está localizado na estrada de acesso principal de Morro do Pilar, aproximadamente 15km antes de chegar à cidade. Por se tratar de uma propriedade particular, recomenda-se entrar em contato com o dono do local antes do evento. Após iniciar a trilha, desce aproximadamente 1,5km e se dá inicio à descida para dentro do Cânion onde a cachoeira está localizada. Deve-se utilizar um GPS ou celular com Tracklog marcado para chegar ao local sem dificuldades.

A média de tempo medida por descida de cada praticante é de 2min30seg. Recomendamos a utilização de uma luva fina, pois o rapel é efetuado na lateral direita da queda e a corda tem setores mais secos que outros.

O CANAL LIGA RAPEL RECOMENDA ESTE LOCAL APENAS PARA PRATICANTES DE RAPEL COM EXPERIÊNCIA EM DESCENSO ESPORTIVO E AUTO-RESGATE. O ACESSO AO LOCAL É EXTREMAMENTE COMPLICADO LEVANDO OS MATERIAIS E RAPEL E ALIMENTAÇÃO PARA PASSAR O DIA, TORNANDO O EVENTO DEMORADO E DESGASTANTE. NÃO RECOMENDAMOS EVENTOS COMERCIAIS DE VERTICAL NO LOCAL.

Propriedade particular com necessidade de autorização (Gilberto).

Informações Técnicas:

    • Nome: Cachoeira da Naná.
    • Localização: Morro do Pilar – MG
    • Altura:90m+15m
    • Tamanho necessário de corda: 120m
    • Nível: Técnico (Somente praticantes de rapel com experiência).
    • Natação: Não.
    • Tempo de descida: Em média 2min30seg.
    • Trilha para chegar na cachoeira: 1h.
    • Trilha para chegar ao ponto de ancoragem partindo da parte de baixo: 1h.

Como chegar ?

  • Pesquisar no Google Maps por “Cachoeira da Naná – Morro do Pilar – MG”. A cachoeira possui registro on-line de sua localização.

Atenção: Jamais pratique técnicas verticais sem um profissional qualificado ao seu lado. Técnicas verticais podem se tornar um risco quando feitas de maneira incorreta, qualquer erro pode ser fatal.

Croqui Cachoeira da Naná – Morro do Pilar – Minas Gerais (Serra do Cipó)

Croqui Cachoeira da Naná - Morro Vermelho - Minas Gerais (Serra do Cipó).

Croqui Cachoeira da Naná – Morro Vermelho – Minas Gerais (Serra do Cipó).

Nossa análise:
  • 7/10
    Dificuldade Técnica (1= fácil, 10=dificíl) - 7/10
  • 7/10
    Diversão - 7/10
  • 9/10
    Cansaço Físico e Mental - 9/10
  • 8/10
    Localização e Saída (1= fácil, 10=dificíl) - 8/10
7.8/10

Nossa conclusão:

Com uma localização e saída extremamente incômoda, pois trata-se de um local remoto, a cachoeira exige bastante dos praticantes que irão caminhar durante algumas horas carregando ferragens e cordas. Possui um alto nível de diversão e entrosamento entre equipes e causa um cansaço físico e mental grande, devido às grandes proporções do local, chegando a gerar estresse em praticantes que possuem medo de altura.

Para praticantes de rapel com experiência, é um local extremamente legal para a prática, porém, para praticantes que não possuem experiência, não recomendamos a ida até o local, pois pode se tornar uma aventura perigosa.