Aprenda a passar a corda da maneira correta no seu freio oito


Freio 8, freio mais utilizado no mundo para a prática de rapel.

O Freio oito é o freio mais utilizado no mundo para a prática de rapel, tendo diversos fabricantes que produzem modelos bem parecidos com alguns detalhes deixados pela marca, como por exemplo, as abas laterais, tornando-o assim, um freio oito voltado para resgate.

O Freio oito exige que o praticante passe a corda da maneira correta, de forma que na hora de efetuar o rapel, o mesmo não passe por algumas situações que podem gerar um desconforto.

A primeira situação é a chave de bloqueio, a chave de bloqueio é utilizada quando o praticante deseja parar sua descida por um momento, efetuar uma chave de bloqueio com a corda no freio e permitir que o mesmo solte as mãos da via. Ao passar a corda da maneira correta, você permite que a chave de bloqueio seja efetuada de maneira eficaz, passando a corda pela parte de fora do sistema de frenagem.

Nó boca de lobo

Nó boca de lobo

A segunda situação é a “boca de lobo“, a boca de lobo é um nó que quando o praticante de rapel causa afrouxamento da via, a corda sobe no freio causando uma chave de bloqueio, obrigando assim o praticante efetuar um auto-resgate. Com a corda passada da maneira correta no freio, você gera 1/4 de atrito a mais no freio devido à posição que a corda se encontrará durante a descida.

No vídeo mostramos como efetuar o travamento no freio oito (Chave de bloqueio) e como efetuar a passagem de corda correta.

Quer aprender a efetuar a passagem de corda correta ? Assista agora:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *